Ultimamente usar bicicleta como meio de transporte tem sido a opção de muita gente que quer fugir do trânsito e também melhorar a qualidade de vida. Andar de bike, porém, traz mais benefícios às pessoas do que é possível imaginar. Segundo estudo da publicação PsychotherapyandPsychsomatics, divulgada em 2011, pedalar aumenta a disposição das pessoas em 20% e diminui a fadiga em 65%. E mais, o ciclismo é eficiente no metabolismo da gordura, também define a musculatura das pernas e trabalha a resistência dos braços. O trabalho muscular ocorre por conta do esforço, estabilidade e coordenação dos movimentos. Pedalar alivia o estresse, traz benefícios ao corpo e contribui para preservação do meio ambiente!

Dicas para pedalar com segurança.

Para quem pretende iniciar a prática do ciclismo, o ideal é começar pedalando de 15 a 20 minutos, três vezes por semana. É indicado o uso de um tênis confortável e equipamentos que garantem a segurança do ciclista como capacete, luvas, sinalizadores e roupas adequadas e de preferência coloridas, pra chamar atenção dos motoristas (no caso do ciclismo de rua).

Também é indicado que a bicicleta tenha o guidão alto para evitar esforços na coluna. “É preciso ter atenção à postura. O tronco precisa estar alinhado com o quadril, com uma leve inclinação à frente para melhor apoiar e sustentar os membros superiores sobre o guidão. O banco deve estar regulado na altura da extensão das pernas. A altura ideal é, quando sentado, encostar apenas as pontas dos pés no chão”. Comenta Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de conhecimento Técnico da Mercur.

O ciclismo indoor, realizado nas academias também é interessante e traz os mesmos benefícios. Também é feito com continuidade sem precisar parar nos semáforos e sem correr riscos de atropelamentos.

O Banco da bicicleta não pode estar nem muito alto nem muito baixo, pois pode prejudicar a postura do ciclista. Vale destacar que antes de iniciar qualquer tipo de exercício, é recomendável procurar um profissional da saúde para uma avaliação adequada.

Professora Responsável: Fernanda Francisca Dias.

 

 


Fonte: Fonte: Revista Muscle In Form, edição 70 – 2012
 

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